sexta-feira, 18 de junho de 2010

Copa do Mundo

-->




COPA MUNDIAL VANDINHA 2014

SUGESTÕES DE NOMES:

OBJETIVOS: Conhecer diversas culturas  de diferentes países ampliando possibilidades de intercâmbio cultural por meio de pesquisas e troca de informações das diversas regiões do Brasil e do Mundo.

JUSTIFICATIVA: Aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os países que irão participar da copa: trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

OBJETIVO
  • Identificar danças, músicas, comidas, crenças e roupa do país sede;
  • Repudiar a discriminação racial, religião e social;
  • Conhecer a história das copas;
  • Respeitar e conhecer o trabalho coletivo.

ALGUNS TEMAS

O CONTINENTE AMERICANO NA COPA DO MUNDO
0• Conhecer os países americanos que irão participar da copa do mundo em 2014 e suas bandeiras. .• Ampliar seus conhecimentos sobre os países do Continente americano.

Esporte - Paz - Copa do Mundo
Perceber a Copa do Mundo como uma possibilidade de aproximação de povos de diferentes idiomas. Discutir situações ocorridas em algumas Copas do Mundo onde a paz foi ameaçada. Expor suas opiniões com clareza.

Países Participantes da Copa do Mundo de Futebol
Identificar os diversos países que participarão da Copa do Mundo de Futebol 2010. Relacionar a bandeira ao respectivo país de origem. Identificar a bandeira brasileira como símbolo de nosso país.

O BRASIL NA COPA
• Conhecer a história do Brasil na copa do mundo; •Conhecer um dos símbolos do Brasil (Hino Nacional) •Aprender e cantar o Hino Nacional.

A Copa do Mundo de Futebol: A sua história
Identificar a forma de organização da Copa do Mundo de Futebol 2014; Compreender as transformações ocorridas na Copa do Mundo de Futebol desde sua origem aos dias atuais.

Quem ganha com a Copa do Mundo?
Discutir a relação entre futebol e economia, durante a realização de uma Copa do Mundo; Pesquisar sobre o impacto na economia da África do Sul, durante a realização da Copa do Mundo; Pesquisar a origem do financiamento para o Brasil sediar a próxima Copa do Mundo.

Espírito esportivo: o papel do esporte nas relações internacionais
Discutir atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência Localizar informações sobre os países que participarão da Copa do Mundo 2014.
Identificar o crescimentos do evento esportivo Copa do Mundo de Futebol, comparando o número de participantes em diferentes edições do evento. Identificar no mapa do mundo os países participantes e os países que sediaram as diversas edições da Copa do Mundo.
Copa do Mundo 2014: Problema ou solução para o Brasil?
Os jovens não são meros espectadores deste momento social e econômico que está sendo gerado pela Copa do Mundo, muito pelo contrário, eles são parte integrante, e estão vivenciando este momento, portanto, podem e devem entender e posicionar-se com relação ao presente e o futur...

COPA DO MUNDO: UMA GRANDE HISTÓRIA
• Conhecer a história da copa do mundo; • Conhecer as regras do jogo de futebol e suas mudanças ao longo dos anos; • Expressar suas idéias oralmente; • Ampliar seus conhecimentos sobre o tema.

Copas do Mundo - Um show de bola e de informações.
Formular hipóteses sobre a origem da Copa do Mundo. Compreender a verdadeira origem desta competição mundial de futebol. Conhecer dados sobre as Copas do Mundo já acontecidas.

Texto coletivo sobre a Copa do Mundo
Produzir texto, mesmo que de forma não convencional, sobre a Copa do Mundo e o que ela representa para as pessoas. Revisar e (co) relacionar os conhecimentos adquiridos no decorrer do trabalho com as produções realizadas. Divulgar as produções realizadas sobre a Copa do Mundo.

Copa do Mundo na Escola: o que eu sei sobre a Copa do Mundo.
Sugerir qual será o resultado da participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo; Explicitar qual é o seu conhecimento e sua visão sobre a Copa do Mundo; Refletir criticamente sobre a Copa do Mundo, ampliando seu conhecimento sobre esse tema.

A SELEÇÃO DE FUTEBOL BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO -2014Conhecer um pouco mais sobre o futebol; Nomear os jogadores que compõem a Seleção Brasileira de Futebol; Posicionar-se criticamente frente às regras desse esporte.

O conceito de Função no contexto da Copa do Mundo
. Compreender o conceito de função ( conforme habilidade H15 da matriz do Enem de matemática e suas tecnologias). . Representar uma função através de um diagrama e de uma tabela. . Entender o conceito de grandeza . Identificar quando existe uma relação entre duas grandezas.

APRENDENDO SOBRE A COPA DO MUNDO - 2014Conhecer um pouco sobre outras culturas; Respeitar as demais culturas, assim como suas diferenças; Refletir sobre as diferenças culturais e sociais; Buscar a leitura para adquirir conhecimento; Buscar a leitura como fonte de prazer.

Copa do Mundo na Escola: Eu sei que a Copa do Mundo é...
Sugerir qual será o resultado da participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo; Explicitar qual é o seu conhecimento e sua visão sobre a Copa do Mundo; Refletir criticamente sobre a Copa do Mundo, ampliando seu conhecimento sobre esse tema.

Copa do Mundo na Escola: a Copinha da Escola.
Participar do planejamento e da realização da Copinha da Escola; Reproduzir a Copa do Mundo, no interior na escola vivenciando sua estrutura e organização; Receber e realizar uma pesquisa sobre a Copa do Mundo.
Copa do Mundo na Escola: o que eu não sei sobre a Copa do Mundo?
Participar da organização e socialização dos aspectos ontológicos e constitutivos da Copa do Mundo tanto nos espaços coletivos, quanto na aula de Educação Física; Identificar, interpretar e analisar criticamente os aspectos ontológicos e as partes constitutivas da Copa do Mund...

História das Copas do Mundo de Futebol.
Identificar fatos marcantes das diversas Copas do Mundo de Futebol. Reconhecer o Futebol como um fenômeno sócio político e cultural Produzir em qualquer tipo de mídia um instrumento capaz de apresentar para o grande público, o trabalho desenvolvido.

Copa do Mundo de Futebol: do rádio à televisão – as emoções do jogo
- Representar corporalmente diferentes jogadas narradas por locutores esportivos. - Compreender o papel da mídia como mediadora das emoções dos jogos esportivos.

Copa do Mundo na Escola: Vamos jogar uma Copinha?
Participar do planejamento e da realização da Copinha da Escola; Reproduzir criticamente a Copa do Mundo, no interior na escola vivenciando sua estrutura e organização; Receber e realizar uma pesquisa sobre a Copa do Mundo.

Copa do Mundo de Futebol: Racismo no Esporte
- Compreender o conceito do racismo. - Identificar os fatos de racismo ocorridos em eventos esportivos em geral. - Destacar ações da FIFA e outras entidades esportivas para coibir atos de racismo em eventos esportivos internacionais.

Copa do Mundo de Futebol: a violência nos espetáculos esportivos
- Compreender o fenômeno da violência presente nos espetáculos esportivos. - Debater o paradoxo presente nas práticas esportivas entre agregação e desagregação.

AS COPAS EM QUE O BRASIL PARTICIPOU
Saber sobre os títulos conquistados pela Seleção Brasileira de Futebol; Buscar a leitura para adquirir informações; Buscar a leitura como fonte de prazer; Organizar os conhecimentos obtidos através das leituras;

Copa do Mundo de Futebol: do rádio à televisão – a construção dos ídolos esportivos
-Compreender o papel da figura do ídolo esportivo na contemporaneidade. -Identificar os elementos que compõem a “personalidade” do ídolo esportivo contemporâneo.

O Brasil na Copa do Mundo.
Construir gráfico de colunas a partir dos dados sobre a participação do Brasil em Copas do Mundo.







CONTEÚDOS

MATEMÁTICA
A matemática oferece as ferramentas necessária para  a turma calcular, interpretar dados, ler tabelas e fazer projeções.

Sugestões de atividades
  • Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
  • Identificação de formas geométricas no campo;
  • Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete;
  • Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.
  • Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas;
  • Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão).
  • Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.

LÍNGUA PORTUGUESA
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerente e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.
Sugestões de atividades:
  • Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo;
  • Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos;
  • Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas referente à Copa do Mundo.
  • O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
  • Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol;
  • Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
  • Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
  • Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
  • Música Partida de Futebol do Skank.

ARTES

Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.

Sugestões de atividades:
  • Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil;
  • Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas;
  • Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol; (Cândido Portinari);
  • Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas;
  • Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos;
  • A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países
  • Concurso de Desenho:
  • Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa;;
  • Estádio de Futebol;
  • Caricatura do Jogadores.

GEOGRAFIA

Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de junho, entrarão em campo.

Sugestões de atividades:
  • Quantos países participaram da primeira Copa do Mundo de Futebol? 2) Qual país sediou a primeira edição da competição? 3) Quantas edições de Copa do Mundo já aconteceram? Liste os anos. 4) Quantos países participam atualmente da Copa do Mundo de 2014 no Brasil?
  • Pesquisar sobre o local de realização das diferentes edições da Copa do Mundo, desde a sua criação em 1930 até a edição de 2014.
  • Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).

HISTÓRIA

No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

Sugestões de atividades:
  • Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional“;
  • Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção;
  • Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol;
  • Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele         não se mantém vivo em outros momentos;
  • História das Copas ;
  • Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes;
  • Mãos de obra temporária que surge em razão da copa;
  • Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários;
  • Retrospectiva das Copas.

CIÊNCIAS NATURAIS

Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.

Sugestões de atividades:
  • Como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta;
  • Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias;
  • Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?;
  • O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
  • Os valores nutricionais de alguns alimentos;
  • Dicas para uma dieta bem equilibrada ;
  • Cuidados com os fogos e balões.

CRONOGRAMA



AÇÕES

MESES

MARÇO

ABRIL

MAIO

Socialização das ações do Projeto

X



Escolha (sorteio) dos países participantes da Copa

X


Estudo: história das copas diferentes culturas  entre os países sede (Professores conselheiros).

X

X

Amostra cultural dos países sede: danças, músicas, comidas, crenças, roupa e etc. (Professores conselheiros)


X



Jogos da Copa Vandinha 2014



X


RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

Tecnológicos: Laboratório de Informática, Máquina Digital, Pen Drives, Internet,  TV Pen Drive, Data Show, Impressora.

Material: cartazes, Painel, mural, fotos etc.

AVALIAÇÃO
  • A avaliação deve ser feita durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes;
  • A avaliação deve ser feita no início do trabalho, durante o processo e no final;
  • A apresentação no final nos dará uma visão geral do todo.


DIVULGAÇÃO

http://Vandada silvapinto.blogspot.com/.
Face Escola: Vanda da Silva

REFERÊNCIAS
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html

3 comentários:

  1. muito bom alan seu projeto no conteudo de geografia vai nos ajudar bastante pois é tudo que eu e a professora zelia queremos desenvolver para apresentar no final do mes. parabens por esta iniciativa.vamos mandar ver segunda-feira e ja estou esperando a zelia amanha para botarmos em pratica terça-feira.vc é nota 1000000000000000000000000 abraços paty

    ResponderExcluir
  2. Oi Alan
    Como vai? Você visitou meu blog e pediu dicas para instalar o mural de recados. Tenho um tutorial para isso. Acesse nesse endereço https://docs.google.com/Doc?docid=0AYqfd2S5gDt1YWprZnFia3ozbWhoXzE1MGRmaDV6bnpz&hl=pt_BR

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Allan! Seu Blog e voce é dez. Todas as informações contidas pode me ajudar a melhorar o meu Blog, acesse http://miramardavid.blogspot.com. Obrigada!

    ResponderExcluir