domingo, 12 de junho de 2011

Reflexões Iniciais



atecnologianaescola.wikispaces.com


Trabalho na educação alguns anos, e nessa minha jornada todos os anos temos reuniões, vamos ter mudanças! Mais quando chega na prática as coisas continuam como sempre. Na sala de aula o professor usa as mesmas ferramentas do tempo de nossos pais, ou seja, o quadro e o giz.
No entanto os avanços científicos e tecnológicos, nas últimas décadas, têm transformado a vida humana em todas as dimensões: médica, esportiva,social econômica e outras. Quando se trata do âmbito da educação, não tem sido diferente, as novas tecnologias têm trazido mudanças, porém temos observado que essas mudanças tem sido lentas, principalmente nas escolas públicas.
Mais as novas tecnologias têm impulsionado que haja mudanças em toda sociedade, principalmente na área educacional, ou seja a partir do crescente acesso às diversas mídias por todos, principalmente pelos jovens, vêm mobilizando os educadores no sentido da utilização das novas tecnologias no âmbito escolar.
Agora temos que analisar, que não adianta encher as escolas de novas mídias e o professor por sua vez, não buscar se capacitar, como ele vai utilizar tudo isso no seu cotidiano.
A resistência à aquisição de novos conhecimentos é um fator negativo, tenho observado essa resistência por parte de alguns educadores, que de alguma forma, não têm se capacitado e mantém sua didática tradicional.
Por outro lado sabemos que a tecnologia, como a Internet como ferramenta pedagógica, tem que ser utilizada com cautela, por ela ser uma biblioteca pública, onde encontramos artigos de confianças, e por outro lado temos muitas informações distorcidas da verdade.
Uma coisa temos certeza, que a tecnologia está aí, na sociedade geral, e ela é bem aceita pelos nossos jovens, no qual eles têm grande facilidades com elas. Ou nós educadores acompanhamos  essa  enxurrada de tecnologias  ou ficamos analfabetos digitais.