sexta-feira, 22 de julho de 2011

Conceituando Hipertexto





O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet,

Fonte: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/#ixzz1On7dTTCz

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse`` numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
       Fonte:fontwww.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html



Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.

Walter


 
Hipertextos como vimos são textos que se interligam através de links. E isso é muito interessante porque não ficamos a mercê de apenas uma fonte, mais de várias páginas desponíveis na internet.

A Experiência de Navegar Livremente

A navegação na Internet é muito interessante, principalmente em um site muito rico como o Portal do Professor, aonde temos muitos links, muito importante para nós que somos professores. Agora se tratando de navegar a deriva, ficamos um pouco perdido, por que a Net é uma biblioteca gigante, devemos planejar o que vamos fazer, ou seja o que vamos pesquisar.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mapa Conceitual

Clica no mapa para ampliar

Tecnologia utilizadas na Escola




Na escola a qual trabalho são bastante solicitadas algumas tecnologias como:


      Textos Impressos;
      Apresentação Multimidia;
      Páginas Web;
      Data show;
      Videos;
      Audio;
      Pesquisas na internet;

Isso faz com que os alunos se associem ainda mais com as informações proporcionadas pelas Tic’s, participando assim de atividades como:


      Pesquisa na Internet;
      Apresentação de seminários;
      Produção de Slides;
      Comentários sobre filmes e etc.

Temos dificuldades sim, pois a tecnologia em si é complicada, somos sabedores que facilita muito a vida, porém estamos trabalhando com materiais desatualizados não por nossa culpa, pois quando estamos conseguidos dominar algum tipo de tecnologia já existe outra muito mais avançada, aqui estão alguns dos problemas mais comuns no cotidiano:


  • Internet muito lenta
  • Sites bloqueados
  • Pouco equipamento tecnológico
  • Falta de capacitação para os profissionais da educação

Mesmo com tantas dificuldades ainda sim é muito proveitoso nosso trabalho, pois estamos formando pessoas crítica voltados para pesquisa.
Isso é que nos move saber que estamos contribuindo para a formação não só de futuro profissionais, mas também de pessoas dignas sem atropelar as culturas diversas.

Diário de Bordo


No dia 13/04/2011 iniciamos o curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, na Escola Estadual Vanda da Silva Pinto, com 53 professores inscritos divididos em dois turnos matutinos e noturnos. Realizamos a atividade1.1 “Reflexões Iniciais” a qual nos levou a refletirmos sobre os desafios da escola, bem como seus próprios desafios educativos no panorama da sociedade atual. No outro encontro presencial realizamos a atividade 1.2 “Quem sou como professor e aprendiz” no qual nos levou a refletirmos sobre a nossa necessidade de continuar aprendendo e sobre a nossa postura diante das novas tecnologias.

"Quem sou como professou e aprendiz"


Olha só a nossa responsabilidade de professores, estamos vivendo em um período, onde a tecnologia está presente em todos os ramos da sociedade, principalmente na educação, e eis aqui eu, professor dessa geração, tenho que preparar os meus alunos para esses dias a qual estamos vivendo, porém eles dominam essa tal de tecnologia, parecem que já nasceram para as tais, enquanto nós educadores não fomos preparados nas faculdades para usar essas ferramentas pedagogicamente. Agora temos que correr contra o tempo, o tempo não pára a tecnologia também não, o que é lançamento hoje amanhã já é  obsoleto, ainda bem que eu estou me capacitando no curso Tecnologia  na Educação, mais para mim ter um bom aproveitamento tenho que me dedicar, caso contrário ele vai ser só mais um curso no meu currículo