sábado, 10 de maio de 2014

Fórum II




DA ESCRITA MANUAL PARA A ESCRITA DIGITAL – O QUE MUDA?


Ao longo do tempo histórico o homem sempre teve à necessidade de comunica-se. Neste sentido procurou buscar mecanismos que viabilizasse este processo comunicativo, sendo que a escrita juntamente com a linguagem falada são as duas formas comunicativas mais utilizadas.
Atualmente a escrita manual esta vivenciando um momento de crise, ocasionado pela escrita digital, tendo em vista que a grande parcela dos jovens preferem a digitalização dos textos e atividades, deixando de lado a escrita manual. Diante deste fato podemos destacar pontos positivos e negativos. 



2.1 Com relação ao papel da leitura e da escrita na escola, reflita e registre:


Ø Escolher um aspecto que você considera como um ganho na leitura.
Ø Agora escolher um aspecto que você considera como uma perda nesse processo.
Ø O que fazer para que tal perda possa vir ser minimizada?
Ø O que fazer para potencializar tal ganho?


Faça um comentário sobre o assunto no FÓRUM de no máximo 8 linhas.

12 comentários:

  1. Atividade 2.1 Merian Gemaque Leal. O exercício da leitura habilita o cérebro às interpretações. Vejo com preocupação o distanciamento do aluno em relação a leitura e a escrita, pois um dos maiores problema que enfrento, é grande parte dos alunos não terem condições de interpretar um texto. Se todos os alunos tivessem condições de usar os meios tecnológicos seria uma alternativa. O uso de atividades que envolvam imagens, mas não substitui o exercício da leitura

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um dos pontos positivos é a facilidade de acesso a leitura e a escrita, já que podemos visualizar diferentes textos,imagens e outros conteúdos ao mesmo tempo.Com isso amplia-se a visão de mundo e o conhecimento teórico
    do leitor, porém quando se trata da escrita essas facilidades criam nos jovens vicios de linguagem no momento da leitura e interpretação escrita, já que pela falta de prática da escrita manual muitos não leem e não entendem o que escrevem, porque o fazem de maneira errada.A caligrafia torna-se cada vez mais ilegível por falta de prática consequentemente os erros de português aumentam.Um outro ponto negativo é a preguiça mental, já que todas as respostas, são encontradas facilmente, os jovens apenas copiam e colam, tornando -se dependentes do computador.Sendo assim , as escolas deveriam dá uma ênfase maior á produção textual próprias para incentivá-los a desenvolverem a leitura, interpretação e escrita .

    ResponderExcluir
  4. Na forma informatizada nos dias atuais o aspecto que podemos considerar é o incentivo a leitura, não podemos deixar
    de comentar como toda essa tecnologia influencia tanto os jovens como adultos e crianças, e toda essa influencia os faz sentir necessidade de ler cada vez mais, sendo nas redes sociais ou fazendo pesquisas escolares.A perda nesse processo infelizmente se nota na escrita de algumas pessoas,utilizam de forma errada tanto na escrita informatizada quanto na escrita do dia a dia na escola, fazendo substituições de palavras por sinais e abreviações, erros encontrados nas redações de vestibulares e até no ENEM.Não só professores mais também os pais precisam voltar a atenção para essa problemática, e a chave mestre desse problema com certeza é o professor seja de qualquer disciplina pode muito mudar esse quadro incentivando e demonstrado a forma adequada como podemos usar a tecnologia para boas aprendizagens.

    ResponderExcluir
  5. Atividade 2.1
    Como já sabemos, a escrita vem mudando e se transformando ao longo dos anos, pois temos uma grande necessidade de ampliar a nossa comunicação. Ao fazermos uma reflexão a respeito da leitura e escrita digital, podemos perceber que há pontos positivo e pontos negativos nesse processo. Os pontos positivos são que tais recursos pedagógicos (TIC) são capazes de despertar muito mais no educando o interesse em aprender, se comunicar e ter acesso a diferentes culturas de forma rápida e precisa através do uso da internet, outro ponto facilitador da escrita nesse novo processo esta no editor de texto, que dá uma abertura muito grande aos educandos na hora de montar um texto como: selecionar, mover, copiar, colar e substituir palavras, pois sabemos que a estrutura de um texto com o uso da tecnologia ganha uma enorme agilidade e perfeição. Já os pontos negativos percebe-se que muitos jovens apresentam muitas dificuldades na hora de escrever, esquecendo as regras ortográficas e gramaticais, onde tornam sua escrita precária e deficiente. Nessa nova fase da escrita cabe a nós educadores, o papel de incentivar os alunos a usarem sim essas novas tecnologias na construção de conhecimentos, mas ressaltando e dando a importância que a escrita manual deve ter dentro do processo educativo, mostrando regras que devem ser seguidas e aplicadas nos textos digitais.

    ResponderExcluir
  6. A leitura de um modo geral é essencial na vida de qualquer pessoa, pois através dela é que se conhece diferentes formas de pensamentos e linguagens. Mas ao analisarmos a leitura e a escrita digital vem os seguintes questionamentos: Quais os aspectos positivos e os aspectos negativos?; Quais os ganhos e quais as perdas?
    É ISSO QUE DEVEMOS REFLETIR. Sabemos que as crianças e adolescentes cada vez mais se interessam por recursos digitais e que seu conhecimento nessa área tecnológica muitas vezes supera sua aprendizagem no contexto escolar. Por exemplo: Ao digitar um texto no computador o aluno não precisar se preocupar com erro ortográficos ou acentuação pois o sistema corrige, por isso muitas vezes eles preferem fazer trabalhos digitados e não manuscritos. Mas há um fator positivo: ao digitar uma palavra errada o sistema ira corrigir o erro, mas quem a esta digitando vai visualizar esse erro e armazenar em sua memoria a partir daquele momento como se escreve aquela palavra corretamente.Nos como educadores temos que trabalhar ambas escritas e leituras, para que nossos alunos possam desenvolver tais habilidades.

    ResponderExcluir
  7. Atividade2.1 Antônia Elisabete
    A presença das tecnologias digitais apresenta novas possibilidades de aprendizagem. O processo de expressão e comunicação eleva um certo grau de leitura e escrita que manipula articulando o uso de recursos da tecnologia da informação. Os recursos tecnológicos da informação são grandes aliados na contribuição para a prática do ensino e da aprendizagem. As ferramentas contidas no mundo digital visa o estreitamento do conhecimento entre os seres humanos. No dia a dia da vida escolar as preferências dos alunos pelas tecnologias de comunicação estão cada vez mais próximo do processo educacional, exigindo metodologias que contemplem ambos sem deixar de lado as práticas tradicionais da leitura e da escrita, indispensáveis para a formação integral do aluno.

    ResponderExcluir
  8. ATIVIDADE 2.1 - Merian Gemaque Leal As gerações humanas no decorrer de seus desenvolvimento, buscam sempre melhorias na qualidade de vida, tanto a escrita manual como a escrita digital são partes dessa busca humana para satisfazer suas necessidades, o que significa um grande avanço para as sociedades que têm acesso as duas formas de escrita. Não há dúvida que os benefícios da escrita digital são incomparáveis e que o educador no exercício de sua profissão deve estimular as duas formas (manual e digital), que contribuem para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos. A escrita manual não pode ser descartada porque além da aprendizagem que o aluno assimila na escrita ela também trabalha a coordenação motora. As duas formas de escritas são partes de descobertas dos humanos e devem ser aproveitadas de acordo com suas necessidades ou acessibilidade.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia surgiu como uma facilitadora na aprendizagem dos alunos como também na nossa vida cotidiana em geral, seja para realizar pesquisas escolares ou comunicar-se em grupos, é uma ferramenta indispensável ao mundo moderno e no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, os pontos positivos são: agilidade, animações visuais, auto correção enfim o PC dispõe de inúmeras ferramentas que auxiliam nos textos escritos e facilitam a melhor compreensão; os pontos negativos são as indevidas abreviações,o copiar e colar os plágios de trabalhos acadêmicos comprometimento das regras gramáticas e ortográficas .De modo que as tecnologias vem para da suporte técnico a escrita manual e a leitura, pois sabemos que essas são as bases para o desenvolvimento de todo e qualquer conhecimento,estudos mostram que se escrevemos ou falamos errado e por falta do habito da leitura.

      Excluir
  10. Vários estudos desenvolvidos no campo da educação apontam para as dificuldades relacionadas à deficiência da leitura, da escrita e da interpretação de textos impressos, que abrangem uma parcela significativa de alunos que se apresentam incapazes de compreender o que leem. No entanto, percebe-se que com o advento da internet surgem novas formas de leitura e escrita, trazendo para o cotidiano das crianças e jovens em idade escolar essa nova linguagem, colocando-os, ao mesmo tempo, na situação de leitor e de autor.

    ResponderExcluir
  11. Atividade 2.1 Eliana Aguiar de Freitas
    A leitura aproxima cada vez mais as pessoas, seja através da literatura, dos jornais, das correspondências e outros meios. Seria praticamente impossível a comunicação entre as pessoas se não fosse o poder que a leitura tem. Nas escolas os professores escrevem no quadro negro ou ditam matérias e textos a fim de que seus alunos escrevam em seus cadernos para futura leitura e até mesmo estimulam a leitura oral. Apesar de existir o desenvolvimento visual e tecnológico, há a possibilidade de melhorar-se a leitura incentivando-se as várias faixas etárias, principalmente os jovens e as crianças, a lerem com mais frequência, substituir aos poucos a fixação delas a televisão, os vídeo games, a internet e os aparelhos celulares por ótimas literaturas infantis. Ao ler um livro, você tem uma imersão que pode ser uma verdadeira aula sobre qualquer assunto. Numa hora você nunca ouviu falar em determinada personagem e sabe pouco sobre ela. Doze horas depois você saberá tanto que poderá dar uma palestra sobre ela. O aprendizado é mais rápido e melhor aproveitado quando feito por meio de vínculos e associações. Por isso que cada leitura é um aprendizado, já que entramos em contato com assuntos que estão circunscritos dentro de um contexto. Desta forma, além de transmitir sentimentos como humor, superação, vontade, emoção a histórias pode gerar conhecimento, fazendo com que os leitores tomem ciência de um determinado assunto; explicar didaticamente e na linguagem de qualquer pessoa praticamente qualquer coisa. O estranho é que são poucas que iniciam o processo. Como disse Drummond de Andrade “a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede.” Nada nasce do nada. Tudo vem das idéias. Ocorre que muitos sentem dificuldade de transmitir seus pensamentos, suas idéias. Tanto na forma oral, como na escrita. Antigamente as idéias não eram escritas e sim repassadas de pai para filho, de geração à geração. Posteriormente surgiu o rolo onde se escreviam as idéias e anos mais tarde o livro. A partir daí ficou bem mais fácil de o conhecimento ser repassado para todas as pessoas de uma forma imparcial. Porém, ainda hoje o ser humano se ressente da dificuldade de organizar um pensamento que espelhe a exata sensação ou sentimento a que está envolvido. Para isso é necessário que se vincule o prazer à leitura. Busque no seu interior um assunto que o envolva, que desperte em você vontade de conhecer mais. Será esse assunto instigante que abrirá suas comportas para a leitura.

    ResponderExcluir